Equipe de São Mateus do Sul é vice-campeã de torneio de robótica

05 de dezembro de 2014

Robô TJ-02 atingiu grande pontuação, principalmente na 1ª etapa da competição, que é promovida pelo curso de engenharia elétrica da Universidade do Contestado (UnC)

807

No dia 29 de novembro, a equipe TJ, formada por Taylor Jader da Silva e Jardel Eugenio da Silva, conquistou o segundo lugar no 6º Torneio de Sumô de Robô, na categoria três quilos. A dupla colocou no ringue o robô TJ-02, que obteve grande pontuação na primeira etapa e levou São Mateus do Sul para as primeiras colocações.

O torneio foi promovido pelo curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Contestado (UnC). Na categoria em que a equipe local conquistou o segundo lugar, o robô deve localizar o adversário e empurrá-lo para fora do ringue. O torneio contou com a participação de 11 robôs, e o TJ-02 atingiu 21 pontos na primeira fase da disputa, enquanto a maioria dos robôs não passava dos 14 pontos. Apesar de ser preferido do público, o robô perdeu uma das quatro lutas da segunda fase. “Isso pode acontecer, pois os robôs são autônomos e se movimentam conforme a programação pré-determinada em seu micro controlador, ou seja, sua memória virtual”, explica Jardel, o chefe da equipe.  A alta pontuação alcançada no início, no entanto, rendeu à TJ o título de vice-campeã.

O objetivo do curioso evento é criar um espaço competitivo em que se mostram os resultados de um processo inovador consolidado no robô de luta, com conceitos de eletrônica analógica e digital. Jardel enfatiza que as novas tecnologias de automação estão grandemente ligadas ao avanço econômico de um país, que geram grande concorrência global na busca por um produto mais eficiência com menor custo de produção. Aí entra a proposta dos robôs de sumô. “Um robô de competição nada mais é do que um exemplo prático de um grupo de dispositivos que realizam trabalho autônomo pré-programado, apresentando muitos componentes eletrônicos e mecânicos que possibilitam a realização diversas tarefas que poderiam ser aplicadas na indústria ou até mesmo para facilitar as tarefas diárias do ser humano”.

Fotos: Flash Eventos

10817408_842487555792681_261175756_o

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016