Encontro Regional dos Tropeiros começa no domingo

05 de fevereiro de 2016

Evento vai até o dia 14 de fevereiro resgatando e valorizando a história do tropeirismo na região

 

encontro-de-tropeiros

 

Organizado há meses e aguardado com grande expectativa pelos entusiastas do tropeirismo de São Mateus do Sul e região, o 2º Encontro Regional de Tropeiros finalmente vai começar. Por uma semana, a capital do xisto voltará no tempo para recuperar as tradições de uma cultura rica, que deixou lembranças por aqui antes mesmo de São Mateus se tornar uma cidade.

A programação é toda voltada para o resgate histórico e valorização da cultura tropeira, na religião, na culinária, nos hábitos e costumes e também ressaltando a contribuição desses profissionais para o desenvolvimento da região. Para isso, os amantes do tropeirismo na cidade e região se reunirão, além da presença confirmada de professores e historiadores que vão compartilhar um pouco do seu conhecimento e fascínio pela cultura tropeira.

A abertura acontece neste domingo (7), às 8h30, com uma tropeada que sairá em frente à Casa da Memória levando a imagem de São Sebastião até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, onde haverá missa solene e almoço.

No dia 10, às 14h, acontece a abertura oficial da exposição “Bruaca Cultural”, na Casa da Memória, com grande acervo da época do tropeirismo. No dia seguinte (11), às 19h, o chef de cozinha Sérgio Buch comanda um workshop de culinária tropeira, seguido de palestra com Therezinha Wolff, ambos na Casa da Amizade (próximo à ponte do Iguaçu).

Na manhã de sábado (13), ocorre o simpósio sobre tropeirismo com os professores Joaquim Osório Ribas e Fernando Tokarski no Centro da Juventude. Às 14h começa a tropeada levando a imagem de São Sebastião até o acampamento tropeiro, próximo à localidade do Emboque. Às 17h, será inaugurado o Marco dos Tropeiros no Emboque, com homenagem ao tropeiro da região Mathias Franco Sobrinho. À noite, no acampamento, haverá jantar tropeiro e atividades culturais.

As festividades se encerram no domingo (14), com a 1ª Festa de São Sebastião, no Emboque. Após o café tropeiro no acampamento, os participantes seguem com a imagem santa até o pavilhão onde haverá missa campeira, almoço, bingo e apresentações musicais.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016