Empresas e entidades se unem para o 3º Festival Gastronômico e o Natal Ouro Verde

18 de novembro de 2016

Com extensa programação, fim de ano promete ser agitado em São Mateus do Sul

 

dsc_0088Fotos: jornal ACONTECEU

 

Um trabalho conjunto promete fechar o ano de 2016 com chave de ouro em São Mateus do Sul – mais especificamente, ouro verde. Tendo como principal motivação o selo de identificação geográfica (IG) da erva-mate local, obtido em outubro e com fim do prazo de contestação do registro previsto para dezembro, representantes de vários setores estão se unindo para promover uma série de atividades a partir de dois movimentos – o 3º Festival Gastronômico de São Mateus do Sul e o Natal Ouro Verde.

A apresentação das iniciativas pelos voluntários envolvidos aconteceu em uma reunião na quinta-feira (10), no salão de eventos do Hotel Dom Leopoldo. Em paralelo ao Festival Gastromômico, que integrará restaurantes, bares e hotéis da cidade oferecendo pratos especiais a um preço fixo, uma programação que está sendo fechada vai incluir apresentações culturais, como do Grupo Foclórico Polonês Karolinka, Grupo Passos Gaúchos, Banda da Polícia Militar, Som na Lata; passeio com pets; passeio ciclístico; desfile de motociclistas; caminhada do mate e encontros no Chimarródromo, entre outros. Apresentações natalinas também prometem espetáculos com alunos e projetos sociais nas janelas e sacadas dos principais hotéis; um desfile de noéis deve tirar as pessoas de casa; e a chegada do Papai Noel na Casa da Memória completa o clima natalino em São Mateus do Sul.

Cada atividade tem uma entidade, empresa ou setor público local envolvido, visando valorizar o que o município tem a oferecer e promover uma grande confraternização. “São ações que buscam dar valor para o que temos aqui, tirando os moradores de casa para acompanhar tudo isso e também trazendo pessoas de fora para prestigiar nossa cidade”, explica o membro da Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul (IG-Mathe), Heliton Lugarini. “Todas as pessoas envolvidas são voluntárias, por isso é importante que todos prestigiem, para valorizar esse trabalho”.

A movimentação está apostando no bom momento da erva-mate local para favorecer a cidade, e por isso incentiva-se que a população também se envolva, seja na participação, na decoração ou com sugestões de ações. “É o momento de São Mateus e nós temos que ir atrás, dar projeção à cidade. Reinventar São Mateus do Sul”, destaca o empresário e também integrante da IG-Mathe, Haroldo Ferreira.

Confira a programação dos eventos já confirmados: cronograma

 

Comércio no mesmo clima

Com esse mesmo propósito, o comércio também está se mobilizando para uma campanha que envolva os clientes nesse clima natalino e de reconhecimento das riquezas locais, além de colaborar por aquecer o mercado neste fim de ano. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está lançando a campanha Natal Ouro Verde, estimulando os comerciantes a participarem de todas essas atividades e aderirem à iniciativa dentro de suas lojas.

Durante a reunião, o logotipo da campanha foi apresentado, bem como material gráfico e camisetas, além de sugestões para decoração dos comércios com materiais reaproveitados e mudas de erva-mate, unindo o clima do Natal com o ouro verde são-mateuense. “Queremos resgatar esse espírito natalino de união, de confraternização, trabalhando por São Mateus e naturalmente beneficiando nossas empresas”, destaca a presidente da CDL, Ingrid Eliane Hoch Ulbrich.

A Noite dos Noéis que integra a programação também deve contar com a adesão dos comerciantes, levando sua identidade para a rua a partir da caracterização do bom velhinho.

 

 

 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016