Empresariado levanta ideia de nomear área industrial da cidade em homenagem a Francisco Caminski

13 de maio de 2016

Quando vereador na década de 1970, ele propôs a criação de um distrito industrial, que, se tivesse sido levada à frente, poderia ter colaborado por desenvolver significativamente o setor na cidade

 

13116502_1372772956082353_1144845338780876256_oFoto: Arquivo/Flash Eventos

 

Ainda sob comoção com a perda do são-mateuense Francisco Augusto Caminski, grande incentivador da cultura e do desenvolvimento de São Mateus do Sul, que faleceu na semana passada, uma ideia levantada pelo empresariado já propôs uma homenagem à sua memória. Dentro das discussões do Núcleo de Desenvolvimento e Empreendedorismo (NDE), surgiu a proposta de nomear a área industrial da cidade como Distrito Industrial Francisco Augusto Caminski.

A referência se deve ao fato de que, quando foi vereador na década de 1970, Caminski propôs a criação de um distrito industrial no município, como muitas cidades estavam fazendo na época, na área onde hoje se formou a vila Palmeirinha e que era pouco povoada. Mas a proposta não foi levada a sério. “Riram da minha cara”, disse ele em entrevista ao ACONTECEU sobre o assunto, em julho de 2014. Se tivesse sido considerado, o projeto poderia ter colaborado significativamente pelo setor industrial na cidade, que hoje conta com uma área pequena e já saturada do gênero.

Para o ex-secretário de Indústria e Comércio e integrante do NDE, Renato Possebon, que sugeriu a homenagem, esta seria uma pequena forma de reconhecer a visão do então vereador. “Conversando com ele até pouco tempo atrás, percebia que ele ficava emocionado quando lembrava disso. Acho uma justa homenagem pela sua ampla visão em relação ao desenvolvimento da cidade”.

A proposta ainda é só uma ideia, mas poderia ser levada à frente, quem sabe, encampada pela Câmara Municipal com a apresentação de uma proposição.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016