Em semana mais fria do ano, termômetros chegam a -5,4ºC em São Mateus do Sul

17 de junho de 2016

Onda de frio persistiu por uma semana, mas clima agora dá espaço à maior umidade

previsão

Fonte: Simepar

A massa de ar polar que praticamente estacionou no Paraná na última semana promoveu dias gélidos, com temperaturas abaixo de zero, céu límpido e seguidas geadas. Sempre despontando nos noticiários estaduais como uma das cidades mais frias, São Mateus do Sul desta vez não registrou as menores temperaturas do estado, mas ainda assim o frio foi intenso: na manhã de segunda-feira (13), a mínima foi de -5,4º C, segundo a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Este registro foi às 7h. Neste dia, que marcou o auge do frio, as temperaturas ficaram negativas na cidade desde a zero hora e o termômetro só passou a registrar marcas positivas a partir das 9h. Nos dias anteriores não foi muito diferente e o frio só começou a amenizar a partir desta terça-feira (14).
A explicação para tantos dias seguidos de frio, segundo o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes, está na chegada de duas massas de ar frio em sequência. “Já houve um declínio das temperaturas ao longo da semana passada, mas então ocorreu o deslocamento de outra massa no final de semana, tendo seu ápice entre domingo e segunda. Os fatores de circulação, que trouxeram essa massa para o estado, proporcionaram um declínio bastante acentuado das temperaturas no Estado”, relata.
A intensidade do frio esta semana impressionou, denotando a chegada de um inverno rigoroso. Não é possível dizer, no entanto, que situações iguais vão se repetir ao longo da estação. “Depende muito desses fatores de circulação”, comenta o meteorologista.
Para o final da semana, o frio ameniza e dá lugar a um clima mais instável, de maior umidade. Até domingo (19), a previsão do Simepar é de chuva para São mateus do Sul e região.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016