E assim nasceu São Mateus…

18 de setembro de 2015

Morador resgata o que provavelmente é um dos primeiros registros fotográficos de São Mateus do Sul

 

inicio-são-mateusFotos: Frederico Lange/Acervo da família 

 

Foi folheando o livro Fotografias Centenárias do Paraná (Corgraf, 2012), publicado pelos familiares em homenagem ao trabalho de Frederico Lange, que o nosso velho conhecido Nelson Chaves de Souza, antigo colunista do jornal ACONTECEU, bateu os olhos pela primeira vez em mais um de seus mais recentes achados históricos. Às vésperas do aniversário de 107 anos do município, Nelson resgatou o que possivelmente é um dos primeiros registros fotográficos de São Mateus do Sul, datado de 1901, quando a cidade ainda era uma colônia.

A imagem foi uma recordação da região registrada pelo paranaense Frederico Lange, durante uma de suas muitas viagens. “Ele era comerciante e tinha como hobby a fotografia. Como viajava muito, sempre levava a câmera fotográfica e registrava tudo o que lhe chamava a atenção”, conta Nelson. Sua foto mostra uma São Mateus despontando às margens do rio, com poucas casas em meio à vegetação típica da região.

A imagem é uma das muitas que ilustram o livro em homenagem a Lange, organizado por Sigrid Lange Scherrer Renaux, Francisco Lothar Paulo Lange e Denis Roger Egmont Renaux, que mostram diversas localidades entre o fim do século 19 e o início do século 20. Em contato com Sigrid, Nelson pôde confirmar a origem da foto e sua data, cuidadosamente preservada nos arquivos da família. A autora ainda disponibilizou outras duas imagens de São Mateus, uma de 1918 e outra sem data, possivelmente da primeira década do século 20. “Um verdadeiro achado”, comemora Nelson, agora compartilhando sua relíquia com São Mateus do Sul.

 

Na imagem maior, no início da matéria, o achado datado de 1901; à esquerda, a imagem sem data e outra de 1918, resgatadas por Nelson a partir do livro de fotografias

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016