Difusora do Xisto é campeã de “Achados e Perdidos”

15 de julho de 2016

Entre documentos e carteiras, a secretaria da rádio são-mateuense coleciona peculiaridades, esquecidas pela população

 

DSC_0162

Alguns dos itens deixados na rádio (Fotos: jornal ACONTECEU)

 

Popular entre os moradores de São Mateus do Sul, a Rádio Difusora do Xisto funciona prestando serviços de utilidade pública há 33 anos. Programas como o Bom Dia São Mateus, do apresentador Lucas Silveira, divulgam assuntos importantes à comunidade, além de abrirem espaço a recados diversos de ouvintes. O que muitos desconhecem é o volume de objetos perdidos, deixados na rádio, devido à popularidade conquistada por esse meio de comunicação.

Secretária da Difusora há seis anos, Mariane Franco Macuco já perdeu as contas dos documentos entregues na rádio que, muitas vezes, nem são reclamados por seus donos. Mas, com certeza, a funcionária registra situações curiosas, como quando uma dentadura foi deixada por um cidadão. “Não entendo como alguém pode ter perdido um objeto como esse, mas divulgamos na rádio e o dono buscou no mesmo dia”, comenta Mariane.

Carteiras de trabalho, RGs e chaves são os itens mais esquecidos. Porém, ao vasculhar o “setor de Achados e Perdidos”, é possível encontrar de tudo um pouco. Desde sapatinho de criança, pares e mais pares de óculos à placa de um automóvel, e até animais de estimação perdidos, já foram deixados na rádio.

O radialista Lucas Silveira conta que o número de carteiras entregues na rádio também é alto. A maioria é encontrada sem dinheiro, mas ainda existem pessoas honestas, nos dias de hoje. “Uma vez, entregaram uma carteira com R$3 mil que, por sorte, chegou ao seu dono”, recorda Lucas.

Os funcionários da rádio explicam que os objetos permanecem no local até um certo período, mas são descartados após alguns anos. Documentos perdidos são geralmente entregues em órgãos públicos como agências dos Correios ou departamentos de polícia, mas, segundo Mariane, a Rádio Difusora do Xisto, assim como a Rodoviária de São Mateus do Sul, já se tornou um ponto conhecido para as situações descritas. “Ajudamos os moradores da cidade há anos. Imagino que essa seja a razão de nos procurarem”, diz a secretária que, em ocasiões, chegou a receber mais de dez itens perdidos todos os dias.

A Difusora do Xisto está localizada na rua Ulisses Faria, 1077, no centro de São Mateus do Sul. A população pode acompanhar a programação na AM 1030kHz ou pelo site.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016