Defesa Civil antecipa preparação para período de chuvas fortes

29 de maio de 2015

Intensificação das chuvas está ocorrendo, exigindo trabalho de prevenção para enchentes

 Reunião-Defesa-CivilFoto: Assessoria PMSMS

 

Com informações Assessoria PMSMS

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil se reuniu no dia 20 de maio para dar encaminhamento aos trabalhos de prevenção contra possíveis estragos do período de chuvas na cidade, a fim de preparar o município conforme alerta emitido pela Defesa Civil estadual, que indica intensificação de chuvas fortes.

Na reunião, de caráter interno, foram repassadas aos novos integrantes da Defesa Civil informações sobre a estrutura do município, prevenção e o apoio necessário em casos de desastres. O coordenador de operações, Benedito Facini, e o secretário da Defesa Civil, Thales Mazepa, apresentaram um novo sistema on-line para informações de situações de risco e de desastres. O sistema integra dados do município e do Estado e agiliza procedimentos básicos como solicitação de ajuda e produção de relatórios numéricos.

“A prevenção é a melhor forma de minimizar os danos”, destaca o coordenador da Defesa Civil, Benedito Facini. “Do ano passado pra cá, nós revisamos os atendimentos feitos às famílias em junho de 2014, identificamos as dificuldades, revisamos todo o quadro interno, ampliamos a equipe da Defesa Civil e agora, com essas atualizações do sistema on-line, vamos ter uma boa forma de minimizar quaisquer eventuais danos causados pela alta precipitação da chuva”.

O trabalho mais intenso da Defesa Civil comumente se refere às enchentes, que têm ocorrido no meio do ano em maior ou menor proporção, afetando muitas famílias que vivem próximas aos rios Iguaçu e Canoas. No período citado por Facini em 2014, 7.242 pessoas foram atingidas, de alguma forma, pela enchente, exigindo trabalho de retirada das famílias das áreas de risco, alojamento e recuperação dos danos.

Cadastro de voluntários

Está aberto o cadastramento de pessoas interessadas em atuar como voluntárias da Defesa Civil. Mais informações e cadastro prévio pelos telefones 9312 7016 ou 8871 4742.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016