Cultura da erva-mate local deve virar roteiro turístico

03 de abril de 2015

Chimarródromo e Rota do Mate serão implantados nos próximos meses, com intuito de valorizar a história e cultura do município

DSC_0942

Foto: jornal ACONTECEU

Um dos maiores símbolos de São Mateus do Sul deve ganhar, em breve, mais destaque no calendário e no turismo são-mateuense. O Departamento de Cultura do município divulgou esta semana os preparativos para dois projetos de valorização da cultura da erva-mate, que serão implantados nos próximos meses. O Chimarródromo e a Rota do Mate.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa do município, a Prefeitura deve iniciar em breve a construção de um espaço para consumo do chimarrão, sugestivamente chamado de Chimarródromo. O projeto se efetiva em parceria com o Conselho do Jovem Empresário (Conjove), a partir da implantação de um espaço público com água quente disponível, para que as pessoas possam realizar rodas de chimarrão.

Já a Rota do Mate consiste em um roteiro turístico pela cidade e interior de São Mateus do Sul, passando por lugares de relevância histórica que fazem ou fizeram referência à produção de erva-mate no município. O percurso está previsto para iniciar do Chimarródromo, percorrendo a Biblioteca Municipal e a Casa da Memória, além de locais como o mirante da mina da SIX/Petrobras, barbaquás antigos e ervais nativos.

Ambos os projetos, conforme o município, objetivam valorizar a história e a cultura local. Eles dão continuidade a uma iniciativa proposta no ano passado pelo Conjove, de evidenciar os elementos que caracterizam São Mateus do Sul, ampliando o potencial turístico da cidade a partir de sua própria história. Justamente a erva-mate foi o ponto inicial, a partir de um projeto para implantar, em locais estratégicos, monumentos em formato de cuia, que remetessem aos visitantes a cultura do chimarrão e a forte produção de erva-mate local. A ideia, no entanto, não foi permitida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

Os projetos são coordenados atualmente pelo novo diretor de Cultura do município, Helinton Lugarini.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016