Comunidade participa em peso de celebrações em louvor a Nossa Senhora de Czestochowa

02 de setembro de 2016

Tradicional procissão completou 25 anos representando a fé da comunidade

 

14195450_1119857711438393_2408093345845808678_oFoto: Sandro Vitonski

 

O céu límpido de domingo (28) e as casas enfeitadas ao longo do trajeto deram ainda mais graça à procissão com a imagem de Nossa Senhora de Czestochowa, que todos os anos encanta representando a fé da comunidade são-mateuense e a devoção à padroeira da Polônia. No ano em que completou 25 anos de tradição, o cortejo teve grande adesão, com pessoas participando das mais variadas formas.

A carreata partiu pela manhã da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, levando a imagem até a Igreja Centenária da Água Branca. Pelo caminho, juntaram-se à procissão muitos cavaleiros e quase 50 produtores rurais com seus tratores. Nas comunidades percorridas, famílias foram para a frente de suas casas aguardar a passagem da santa e receber a bênção. “O que surpreendeu em todo o trajeto foi ver as casas decoradas, com altares e santos na frente, e com toda a família reunida. Algo muito bonito”, comenta Amauri Toporovicz, coordenador da procissão juntamente com o padre Sidnei José Reitz e Evaldo Drabeski.

O cortejo terminou na Água Branca, onde houve missa, almoço e tarde festiva promovida pela comunidade da Água Branca.

A organização agradece os participantes e moradores de todo o trajeto; a parceria das Paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora de Aparecida e Czestochowa e da comunidade São José da Água Branca; dos patrocinadores Mercado Padilha, Lojas Leonardo, Nalmaq Máquinas Agrícolas, Mano Madeiras e Central Sul Veículos; e o apoio da TV Mill, Rádio Difusora do Xisto, Rádio Cultura Sul FM e jornal ACONTECEU.

 

Fotos: Ozilda Drabeski

 

Termina o  Mês Polonês

Após um mês de atividades alusivas à cultura polonesa, teve fim a 24ª Tradycje Polskie. Além da procissão e da festa que marcaram o final de semana, houve uma noite cultural na terça-feira (30), com a presença dos alunos do Ateliê da Música e da maestrina Regina Trinco, selando mais uma edição do Mês Polonês.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016