Clovis Ledur assume a presidência da Amsulpar

22 de abril de 2016

Mudança na mesa executiva da entidade também envolve Cisvale e Cidepsul

 

Amsulpar

 

Com informações das Assessorias Amsulpar e PMSMS

O prefeito de São Mateus do Sul, Clovis Ledur, assumiu na quarta-feira (13) a presidência da Associação dos Municípios Sul Paranaenses (Amsulpar), em reunião na sede da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória.

O cargo até então era ocupado pelo prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho. Com a posse, Ledur também assume a presidência de duas organizações que envolvem os municípios da Amsulpar, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvale) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (Cidepsul).

Na ocasião, o novo presidente adiantou que, entre os planos no cargo, deve intensificar a luta pela revisão do pacto federativo. Em sua opinião, a atual situação de repasse de recursos aos municípios faz com que muitos projetos sejam inviabilizados. “O Brasil precisa rever o pacto federativo e os municípios, unidos, podem lutar para pressionar e garantir que isso seja feito”, comenta. Ele também garantiu o compromisso de mobilizar os municípios para cobrar maior comprometimento por parte do governo do Estado no custeio da saúde pública. “O Estado precisa honrar seus compromissos constitucionais e ajudar os municípios no custeio da saúde pública. Os municípios não conseguem manter sozinhos todos os compromissos impostos a eles”.

 

Outros assuntos da reunião

Saúde pública foi justamente um dos assuntos discutidos na reunião da Amsulpar marcada pela mudança na mesa executiva. O encontro contou com a presença de uma equipe médica de Caçador (SC), que apresentou uma proposta para os municípios na prestação de serviços na área de neurologia.

Para a médica Mitsa Carla Dalmolin Slongo, existe um grande interesse dos municípios para esse projeto. “Nós temos que pensar para frente. É um valor pequeno para cada município, e eu estou na expectativa de que isso aconteça”.

Estiveram presentes os prefeitos Jamil Pech (Paulo Frontin), Claudinei de Paula Castilho (Bituruna), Antonio Luis Szaykowski (Cruz Machado), Joel Ricardo Martins Ferreira (General Carneiro), Mauro Feliz dos Santos (Paula Freitas) e Marisa de Fátima Ilkiu de Souza (Porto Vitória), além de Clovis Ledur.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016