Celebrada posse do novo bispo da Diocese

19 de junho de 2015

Natural de Orleans (SC), Dom Agenor Girardi atuava até então como bispo auxiliar da Diocese de Porto Alegre (RS)

 

mariana-honesko-4Celebração foi acompanhada pela comunidade e sacerdotes da Diocese (fotos: Mariana Honesko/VVale)

 

Uma celebração regada à emoção marcou a posse do novo bispo da Diocese de União da Vitória, Dom Agenor Girardi. Realizada na última sexta-feira (12), a missa lotou a Igreja da Paróquia Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória, acompanhada por grande fatia da comunidade e sacerdotes das paróquias que compõem a Diocese. Dom Agenor foi nomeado pelo Papa Francisco em maio deste ano, como o terceiro bispo da Diocese.

Natural de Orleans (SC), Dom Agenor tem 63 anos e até então atuava como bispo auxiliar da Diocese de Porto Alegre (RS). Presbítero desde 1982, recebeu a ordenação episcopal em março de 2011. Ainda possui Mestrado em Teologia e Espiritualidade e em Teologia da Vida Consagrada.

Antes de Dom Agenor, a diocese local, formada por 25 paróquias de 14 cidades, foi comandada pelo bispo Dom Walter Ebeger, seguido de Dom João Bosco. O cargo estava vago há um ano, depois que Dom João Bosco foi enviado para uma diocese paulista.

Durante a celebração de posse, Dom Agenor foi apresentado por Dom Antonio Peruzzo, da Arquidiocese de Curitiba. A celebração marcou também a comemoração do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de União da Vitória.

Para o padre Joviano Salvatti, que representou a Paróquia São Mateus na ocasião, a celebração foi bastante emocionante. “Foi uma celebração bem simples, como é o bispo. Mas muito bonita e tocante, que permitiu aos presentes entrar no clima do momento”, revela. O pároco conta que os fiéis criaram muita expectativa para conhecer o novo bispo, não apenas fisicamente, mas sua personalidade, que trouxe muita confiança. “Ele se assemelha muito ao Papa Francisco. Um pouco a fisionomia, mas mais ainda na simplicidade, no jeito bondoso e no propósito de caminhar junto ao clero e ao povo”, descreve. “Essa proximidade vem ao encontro do que nós precisamos na Diocese”.

O bispo Dom Agenor começou esta semana a percorrer as paróquias para conhecer de perto a realidade da Diocese, e estará em São Mateus do Sul no domingo, 21 de junho, ocasião em que celebrará a missa das 19h da Igreja Matriz São Mateus.

mariana honesko vvale 2
Dom Agenor Girardi assumiu Diocese após quatro anos como bispo auxiliar em Porto Alegre 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016