Casa Familiar Rural promove 1º Curso de Derivados de Erva-Mate

09 de setembro de 2016

Capacitação apresentou diversas receitas que fazem uso do produto nativo

 

dsc_9782Fotos: jornal ACONTECEU

 

O 1º Curso de Derivados de Erva-Mate reuniu um grupo de alunos na cozinha experimental da Casa Familiar Rural, na última terça-feira (6), que conheceu mais de 30 receitas utilizando erva-mate. A capacitação se estendeu pelos dois períodos, com aulas teóricas pela manhã e no período da tarde as receitas foram executadas pelos alunos.

O curso faz parte do projeto Saberes e Sabores do Campo, desenvolvido pela Casa Familiar Rural com o patrocínio da Petrobras e do Governo Federal.  Na ocasião, foram apresentados doces, salgados, sucos, geleias e massas, e todos receberam uma apostila de receitas elaborada especialmente para o curso, e que dentro de um projeto deverá receber novas receitas e se tornar um livro, para que mais pessoas possam produzir e degustar produtos de erva-mate.

Segundo Luis Carlos Nascimento Lopes, que já possui curso de Gastronomia, a oportunidade foi interessante para enriquecer seus conhecimentos na cozinha. “Meu interesse é fazer alimentos e aprender novos usos da erva-mate, para difundir isso depois”, conta. Outra participante do curso, Allys Guerra, revela que o curso a motivou a querer conhecer receitas com essa planta nativa, que faz parte do nosso dia a dia há tanto tempo. “Fiquei surpresa com os diferentes usos da erva-mate nos alimentos. Quero produzir para o lazer e para apreciar com a família”.

O curso foi ministrado pelas professoras Graziele Amaral Pinheiro e Sirlei Blaskevicz e tem a função de capacitação das famílias dos alunos e também da comunidade, valorizando a erva-mate e agregando mais valor ao produto, também com a possibilidade de gerar renda.

Segundo a professora e coordenadora da Casa Familiar Rural, Gisela Bueno Lazzari, esse é mais um dos cursos programados dentro do projeto Saberes e Sabores do Campo, que já promoveu aulas sobre massas, frutas nativas, derivados do leite e outros, sempre com a intenção de capacitar os jovens da agricultura familiar.

 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016