CARTA DO LEITOR: Alunos que resistem tornam-se cidadãos críticos

28 de outubro de 2016

Quando passei no vestibular para estudar numa universidade pública, cumpri um requisito importante, muito invocado pelos assim chamados, conservadores: a MERITOCRACIA.

A universidade, um espaço público, em que estou estudando, está sendo ocupada por colegas. Admiro a coragem, a determinação e a consciência crítica de todos os envolvidos.

Do lugar que falo, entendo que nenhum deles é baderneiro, nem vândalo… são jovens, mulheres e homens, cidadãos críticos.

Por conhecer esta realidade, da qual faço parte, acredito que, na sua totalidade, são filhos de trabalhadores, porque nós, que estudamos em instituição pública, somos pobres de bens financeiros, mas nunca de caráter.

Nem os universitários (meus colegas), nem os alunos de colégios de Ensino Médio, não precisam assinar uma carteira de trabalho para demonstrarem que são honestos. Eles são honestos e estão dando uma aula de cidadania, coisa que muitos, que os tentam marginalizá-los, nunca conheceram de fato.

Eles sabem muito bem o significado do trabalho, são filhos de trabalhadores. Talvez o único “pecado” que eles tenham acometido, seja não ter dado ouvido a seus “EDUCADORES” REACIONÁRIOS, que inclusive estão os CRIMINALIZANDO neste momento pela sua aula de cidadania, da qual ele só conhece pelo viés TEÓRICO de seus LIVROS DIDÁTICOS amarelados.

Quando vejo gente que se diz “instruída” pedindo para que os alunos, em vez de ocupar universidades ou colégios, procurem uma “agencia do trabalhador”, percebe-se o imenso preconceito e o quão limitada é a sua compreensão do mundo e do termo CIDADANIA, termo este que passamos uma vida escolar inteira ouvindo de nossos MESTRES.

Gostaria de expressar a minha admiração por toda essa galera, que mui respeitosamente chamo todos de “cidadãos críticos”. Eles, sem dúvida, representam a coragem de todos os cidadãos críticos que acreditam em um mundo melhor e com menos injustiças.

Abraço a todos.

Daniel Baez Brizuena

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016