Brinde de mate marca inauguração do Chimarródromo

04 de dezembro de 2015

Praça Nossa Senhora da Conceição foi revitalizada a partir de parceria público-privada, com o objetivo de valorizar a cultura da erva-mate e incentivar o hábito de beber chimarrão

 

DSC_0195Fotos: jornal ACONTECEU

 

A chuva deu uma trégua na manhã desta quinta-feira (3), permitindo a realização da solenidade de inauguração do Chimarródromo, que contou com a presença de lideranças locais, estudantes e comunidade em geral. Originalmente Praça Nossa Senhora da Conceição, o espaço foi revitalizado para valorizar a cultura da erva-mate e incentivar o hábito de beber chimarrão.

A ideia teve origem no projeto Despertar do Ouro Verde, do Conselho do Jovem Empresário (Conjove), que busca justamente promover ações que evidenciem o potencial de São Mateus do Sul como produtor de erva-mate e a bagagem histórica relacionada ao chimarrão, alavancando o turismo e contribuindo pela cultura local. A proposta foi abraçada pela administração municipal, permitindo uma parceria público-privada. O projeto é do arquiteto da Prefeitura, Ricardo Guth, e vários empresários da cidade contribuíram com a obra.

Durante a inauguração, o presidente do Conjove, Gilberto Staniszewski, ressaltou a importância de valorizar a cultura e a história de uma cidade, e usar essa riqueza em prol de seu desenvolvimento. “Vários pontos contribuem para que a nossa cidade possa ser conhecida como a capital da erva-mate, começando pelos imigrantes, que aqui chegaram e encontraram a erva-mate nativa. Somos um dos maiores produtores, reconhecidos pela qualidade de nossos ervais. Então, porque não usarmos isso em benefício da cidade, sendo no turismo, ou no incentivo para o aumento de sua produção, gerando crescimento da economia e como atrativo para novas indústrias?”, questionou. “O maior patrimônio de uma cidade é a sua cultura, a sua história”.

Em seus discursos, o prefeito Clóvis Ledur e o vice Clóvis Distéfano enalteceram a proposta dos empresários e o sucesso da iniciativa público-privada. “Sair de uma zona de conforto e fazer algo em prol da comunidade é difícil. E vocês mostraram que dá para fazer e fizeram junto conosco, contribuindo para que o nosso município tenha progresso, que as coisas funcionem e incentivando que possamos ter outras iniciativas assim”, disse Ledur.

Durante todo o evento, foi destaque a presença de muitas pessoas formando rodas de chimarrão, assim como crianças bebendo chá mate também disponibilizado, e não poderia ser de outra maneira que a solenidade fosse encerrada: os participantes selaram e encontro com um brinde de mate.

 

Estrutura

Além da revitalização da praça como área de convivência, o Chimarródromo possui um espaço com água quente disponível para que as pessoas possam se reunir para rodas de chimarrão, e área livre que permite a realização de eventos, como feiras.

 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016