Bancários decidem pelo fim da greve e agências reabrem na região

30 de outubro de 2015

Desgaste pesou mais do que proposta da Fenaban

 

855greve-bancos-1Foto: jornal ACONTECEU

 

Após semanas sem negociação, a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi aceita pelos bancários, que determinaram o fim da paralisação na maioria das regiões, na última segunda-feira (26). Isso inclui São Mateus do Sul e região, cujas agências retomaram os trabalhos normalmente já na manhã de terça-feira, após quase 20 dias paradas.

A decisão por aqui foi tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de União da Vitória e Região, que contou com a presença de lideranças do movimento de praticamente todas as cidades envolvidas.

A proposta aceita foi de reajuste de 10% e correção de 14% no vale-alimentação, apesar de ainda distante do intento dos grevistas. Segundo o presidente do Sindicato local, Mário Lúcio Ferreira, o que se obteve de ganho real foi apenas 0,12%, uma vez que a inflação do período correspondeu a 9,88%. Para o movimento, esperava-se ao menos 12% no total. “Nosso repúdio é pela não obtenção do reajuste real e também pelo desrespeito na negociação, que poderia ter ocorrido muito antes e acabou gerando um certo confronto com a população. Evitamos chegar a um ponto de desgaste maior, mas esta proposta ainda está longe do que julgamos ideal”, comenta. O Sindicato ainda manifestou gratidão à população que, mesmo prejudicada, em geral compreendeu o movimento, e diz que não abre mão da luta também por mais contratações.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016