Apae de São Mateus do Sul começa a receber retorno das doações pelo Nota Paraná

05 de agosto de 2016

Entidade está habilitada a receber notas fiscais de consumidores que optarem por doar ao invés de registrar o CPF

 

DSC_8786Foto: jornal ACONTECEU

 

Aos poucos, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Mateus do Sul está tendo retorno com a mais recente campanha que promove. A entidade está habilitada junto à Receita Estadual para receber créditos pelo Nota Paraná, programa que incentiva os consumidores a exigirem a entrega do documento fiscal. Além de registrar o CPF na nota, o consumidor tem a opção de doá-la para entidades cadastradas, que recebem os créditos correspondentes a parte do imposto efetivamente recolhido pelo estabelecimento.

Conforme as regras da Receita, os créditos de cada mês só são liberados três meses depois. Assim, a Apae já recebeu os recursos provenientes dos meses de março e abril, quando começou a participar da iniciativa. Referente ao mês de março, a entidade recebeu R$ 986,54, resultado de quase 2 mil notas destinadas. Já as cerca de 11 mil notas doadas no mês de abril renderam R$ 2.528,25 à Apae.

No momento, a Apae conta com 26 urnas distribuídas em estabelecimentos comerciais da cidade. Nelas, o consumidor que optar por colaborar pode depositar a nota fiscal, que posteriormente será recolhida e cadastrada pela entidade no sistema. Também há quem leve as notas diretamente na entidade. O cupom tem validade de 30 dias a partir da data da compra.

Segundo a Apae, os recursos recebidos são investidos em ações do dia a dia, entre pequenas reformas e manutenção. A expectativa de melhorar a arrecadação, a cada mês, está associada a uma campanha intensa para informar e conscientizar os consumidores e empresários a colaborar pela iniciativa. “É um trabalho constante, para criar a consciência de que assim também é possível ajudar. E o retorno vem aos poucos”, comenta o presidente da Apae local, João Felchak, tendo como exemplo principal de resultado a campanha do Imposto de Renda, trabalhada há mais tempo pela entidade, que agora vai possibilitar a entrega do novo Centro de Atendimento de Saúde, dentro de alguns dias. “Também é uma forma de fazer com que esse dinheiro não saia do município. Que fique aqui e atenda as nossas crianças”, reforça.

 

Como contribuir

Há duas maneiras de doar as notas fiscais para a Apae de São Mateus do Sul. Na primeira, o contribuinte solicita o documento fiscal, sem informar o CPF. Posteriormente, faz a doação da nota para a respectiva entidade no site do programa Nota Paraná. Outra opção é o contribuinte, após pedir nota e não informar o CPF, depositar o documento em urnas disponibilizadas pela entidade, que vão recolher os documentos e fazer o registro no sistema.

Lembrando que o cupom tem validade por 30 dias a partir da data da compra.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016