Aos 82 anos, morre Francisco Augusto Caminski

03 de maio de 2016

São-mateuense sempre esteve envolvido em causas sociais e culturais

 

DSC_0231Foto: Arquivo/jornal ACONTECEU

 

São Mateus do Sul perdeu, na noite de segunda-feira (2), uma das figuras mais ativas e dinâmicas de sua história. Aos 82 anos, Francisco Augusto Caminski faleceu em casa. Ele vinha enfrentando complicações de uma situação na coluna e outros problemas de saúde.

Caminski foi empresário, professor e sempre esteve envolvido em causas sociais e culturais. Foi o fundador do Núcleo da Braspol em São Mateus do Sul, vereador na década de 1970 e presidente do Rotary Club, além de sempre estar envolvido em iniciativas filantrópicas, como o Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes, Lar São Mateus, projeto de recuperação de nascentes, campanhas do agasalho, entre outras. Até adoecer, administrou a Iguavei Veículos e participava ativamente das ações do Rotary Club e da comunidade polônica. Recentemente, foi um dos principais organizadores do 2º Encontro Regional dos Tropeiros, realizado em São Mateus do Sul.

Grande parceiro do jornal ACONTECEU, por muitas vezes foi fonte importante, pelos diversos meios em que estava inserido, além de colaborar com sugestões e frequentemente prestar gentil, sincero e construtivo retorno acerca dos assuntos noticiados. Além de citado nos preparativos para o Encontro dos Tropeiros, sua última participação nas páginas do ACONTECEU foi em setembro de 2015, para o especial de 107 anos de São Mateus do Sul. Caminski foi um dos moradores da cidade convidados para contar um pouco das saudosas lembranças do passado da cidade.

O corpo de Francisco Augusto Caminski está sendo velado na capela do Cemitério Municipal. O sepultamento ocorrerá às 16h.

Mais da trajetória de Caminski você confere na edição de quinta-feira (5) do jornal ACONTECEU.

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016