89 casais oficializam união em casamento comunitário

06 de novembro de 2015

“Dia do Sim” promoveu o registro civil do casamento, permitindo a regularização da união estável

 

DSC_1506Fotos: jornal ACONTECEU

 

A última sexta-feira (30) foi o “Dia do Sim” para 89 casais de São Mateus do Sul, que oficializaram sua união por meio de um casamento comunitário. Realizada no Clube União Vila Prohmann, a cerimônia foi promovida pelo Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen), com apoio do Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais (Funarpen), Cartório de Registro Civil e Prefeitura Municipal.

O Irpen promove a cerimônia coletiva desde o ano passado, sempre na última semana do mês, com duas cerimônias por dia em cidades próximas. Além dos são-mateuenses, outros 150 casais formalizaram sua união em União da Vitória. Segundo a coordenadora do Instituto, Elizabete Regina Vedovatto, a iniciativa promove a cidadania no Paraná por meio do registro civil, permitindo aos casais adquirirem o pleno direito com o casamento oficial. “O objetivo é regularizar a união estável, que é reconhecida, mas não dá os mesmos direitos do casamento”, explica.

A cerimônia foi conduzida pelo juiz de paz Alvino Skrepetz, que realizou o casamento de um casal representando todos os demais. Em seguida, celebrou o casamento de todos, quando trocaram alianças e selaram a união. Com os padrinhos presentes, cada casal saiu com a certidão de casamento em mãos.

A manhã foi fechada com uma confraternização com bolo e refrigerantes, oferecidos pela Prefeitura e Panificadora Pão Quente.

 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016