2ª Mostra de Folclore Polonês conquista o público

22 de julho de 2016

Além das coreografias e canto do Grupo Karolinka, o evento ainda trouxe uma apresentação internacional a São Mateus do Sul

 

IMG_8063

Fotos: jornal ACONTECEU

 

As apresentações da 2ª Mostra de Folclore Polonês conquistaram o público de São Mateus do Sul, na noite de sábado (16). O evento conseguiu lotação máxima do Salão Paroquial da Igreja Matriz, com capacidade para 1041 pessoas, que puderam apreciar os espetáculos de dança e canto, oferecidos pelo Grupo Folclórico Polonês Karolinka e pelo grupo vindo da Polônia, Ziema Bydgoska. A mostra representou uma verdadeira noite de gala para a cultura de São Mateus do Sul com a escolha meticulosa dos elementos envolvidos, da decoração do local às coreografias dos grupos.

Apesar do frio daquela noite, houve procura por ingressos a poucas horas da Mostra, mas o grupo estava com todas as entradas esgotadas já no dia anterior ao evento. O fato animou o Karolinka, que conseguiu arrecadar quase todo o valor que necessitava para custear sua viagem ao Rio de Janeiro, onde se apresentará para competidores poloneses na Vila Olímpica, dia 20 de agosto.

O coral do Karolinka, sob a regência da maestrina Regina Trinco, também cantou em conjunto com o coral do Ziema Bydgoska. A comitiva polonesa ainda contou com uma orquestra que agregou experiências ao grupo de São Mateus do Sul. Para o diretor geral do Karolinka, Irio Janoski, o contato com o Ziema Bydgoska foi enriquecedor. “Ver a apresentação deles é um aprendizado, é algo para nos espelharmos”, conta Irio, referindo-se à competência do grupo, em seus 55 anos de trajetória.

A passagem do Ziema por São Mateus do Sul faz parte de uma turnê viabilizada pelo projeto “Kto ty Jesteś? Polak Mały” (Quem é você? Pequeno Polaco) que recebeu apoio do Governo da Polônia. O interesse dos membros da comunidade pelo folclore polaco surpreendeu os integrantes do Ziema Bydgoska. “Eles afirmaram ser o maior público que tiveram no Paraná, desde a apresentação que fizeram no Teatro Guaira, em Curitiba”, conta a coordenadora do Karolinka, Iris Janoski.

 

Mais sobre Ziema Bydgoska

Bydgoszcz é uma cidade polonesa com cerca de 368 mil habitantes. Situada no centro norte do país, o município está às margens Rio Brahe, interligado ao canal de Bydgoszcz. A bem estruturada cidade foi homenageada pelo grupo folclórico polonês, em seu nome com o significado de “A terra de Bydgoszcz”.

Os poloneses do Ziema Bydgoska levarão consigo a boa impressão que tiveram de São Mateus e da erva-mate da ervateira Elisabete, presente ofertado pelo Karolinka que agradou o paladar europeu, assim como o novo sorvete de mate, comercializado na cidade.

O sucesso da Mostra foi atribuído a todos os apoiadores e patrocinadores do Karolinka, bem como à Paróquia São Mateus, quanto ao Salão Paroquial. A estes, os organizadores do grupo divulgam sua mais sincera gratidão.

 

 

Karolinka nas Olimpíadas e em Joinville

Antes da excursão olímpica, marcada para o dia 20 de agosto, o Karolinka estará representando a cultura polonesa em outro grande evento no próximo sábado (23), retornando ao palco do Festival Internacional de Joinville (SC), onde competirá na categoria Danças Populares.

A última participação do grupo no festival ocorreu em 2011, quando trouxe o troféu de vice-campeão para São Mateus do Sul, com a coreografia Kujawiak z Oberkiem.

A apresentação do Karolinka e toda a realização do Festival de Joinville poderão ser acompanhados em tempo real pelo site do evento (http://www.festivaldedanca.com.br/), clicando no link “Transmissão ao vivo”.

 

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016