22ª Tradycje Polskie começa no sábado

31 de julho de 2015

Abertura oficial ocorre às 10h, em frente à Prefeitura; à noite, baile polonês dá início à programação que preenche o mês

 

Selo-Mês-Polonês-OK

O mês de agosto começa com a 22ª edição da Tradycje Polskie em São Mateus do Sul, evento tradicional voltado para o resgate e valorização da cultura polonesa no município. Este ano, o evento retorna com uma programação maior: além do tradicional baile e festas religiosas, o mês polonês terá também palestras, exposições, jantar típico e inauguração de um monumento.

Promovido pela Braspol Núcleo de São Mateus do Sul, o evento conta com diversas parcerias, que ajudam a promover e divulgar as atividades. O intuito, segundo a organização, é incentivar a comunidade a abraçar a iniciativa, participando e entrando no clima polonês, como parte que já faz da cultura enraizada na cidade com a chegada dos poloneses, ainda no século 19. “Precisamos identificar a nossa cultura e nos orgulhar desse grande potencial, privilégio para São Mateus do Sul”, ressalta o presidente da Braspol local, Crisanto Cavalcante.

A organização convida a população a decorar suas casas, carros e estabelecimentos com as cores vermelho e branco, que fazem alusão à Polônia, como forma de ressaltar a mensagem que o mês polonês representa.

 

Programação

A abertura oficial da Tradycje Polskie acontece às 10h deste sábado (1º), em frente à Prefeitura, seguida de carreata. À noite, o Baile Polonês dá início à programação, no Cepom. Com animação do grupo Coração Nativo, o baile contará ainda com o desfile de seis candidatas, que disputam o título de rainha do evento.

No dia seguinte (2) acontece a Festa da Boa Colheita, na vila Nepomuceno. O jantar típico polonês será no dia 22, no salão paroquial da Igreja Matriz, enquanto no dia 26 haverá inauguração do monumento ao Perna de Pau — personagem são-mateuense conhecido pelo início da exploração de xisto — na praça da Igreja Matriz.

Dia 8 de agosto, começa um ciclo de palestras, sempre às 19h30: primeiro “Cracóvia”, ministrada pelo professor Marcin Raimann, no Centro da Juventude; no dia 20, “Os guerreiros poloneses”, proferida pelo escritor Gerson Souza no Colégio Duque de Caxias; e no dia 28, “Paisagem Cultural da Água Branca”, ministrada pela geógrafa Liliane Lucena, também no Duque de Caxias.

Além disso, está agendada para a semana de 1º a 8 de agosto a exposição João Paulo II, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Czestochowa, partindo nas semanas seguintes para as paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Mateus e Água Branca, respectivamente.

No dia 30, será feito o plantio de mudas de carvalho no futuro Santuário João Paulo II e na Água Branca. A programação se encerra no mesmo dia, com a tradicional festa de Nossa Senhora de Czestochowa na igreja centenária da Água Branca.

 

São as candidatas a rainha da Tradycje Polskie:

 

Sem-título-1

Comentários

Leia também:

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Antonio Olinto

Posse em Antonio Olinto

02 de janeiro de 2017

sem-titulo-1

Retrospectiva 2016

23 de dezembro de 2016