Voluntários promovem limpeza do rio Taquaral

04 de dezembro de 2015

Em menos de um mês, foi o terceiro mutirão realizado pela comunidade em rios de São Mateus do Sul

 

860rio-limpo-2Fotos: Felipe Staniszewski

 

Cerca de 20 pessoas levantaram cedo no último domingo (29) para uma ação voluntária, sem esperar nada em troca, mas que certamente traz muito retorno, principalmente se for adotada por mais pessoas. O grupo promoveu um mutirão para coleta de lixo das margens e leito do rio Taquaral, fonte de abastecimento de água de São Mateus do Sul.

Apoiaram a iniciativa a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e CDL Jovem, o projeto Morada dos Saberes, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Rotary Club Xisto do Iguaçu. A ideia surgiu no ano passado, conduzida pelas lojas Leonardo, como parte das ações sociais incentivadas pela campanha Ação para o Futuro. Este ano, o projeto contou com mais apoiadores para continuar e se tornar uma ação anual. “Não queríamos que acabasse”, comenta Márcio Luis Staniszewski.

Os voluntários estimam ter retirado aproximadamente 300 quilos de resíduos em uma região de grande concentração de lixo, próximo à estação de captação. O principal saiu das margens, mas equipes com botes e caiaques também retiraram todo o tipo de material do rio. “Tinha lixo de todo o tipo. Eletrônicos, restos de construção, roupas”, revela o presidente da CDL Jovem, Felipe Staniszewski, que ressaltou a necessidade de um trabalho também de educação ambiental. “A ideia é não nos limitarmos apenas a um trabalho mecânico, mas de fazer um trabalho de conscientização com os moradores e que sensibilize a todos. Para que possamos ver esse volume de lixo reduzir”.

Placas com mensagens de impacto foram fixadas no entorno do rio, de forma a fazer com que aqueles que poluem pensem duas vezes antes de jogar lixo indiscriminadamente no local.

Este foi o terceiro mutirão de coleta de lixo nos rios de São Mateus do Sul em menos de um mês. No começo de novembro, voluntários fizeram uma limpeza no rio Canoas, na vila Prohmann, por iniciativa dos Supermercados Baratão. No dia 22, foi a vez da tradicional limpeza do Iguaçu pelos participantes do Encontro Ecológico.

 

12301582_934710173273283_3325634134417954566_n

Comentários