Semana Municipal de Meio Ambiente mobiliza comunidade a cuidar da arborização

03 de junho de 2016

Programação segue até domingo (5)

 

882meio-ambiente2Foto: jornal ACONTECEU

 

Desde a última segunda-feira (30), a Semana Municipal de Meio Ambiente 2016 está mobilizando a comunidade a pensar no respeito e nos cuidados ao meio ambiente, colocando em evidência este ano a arborização urbana, que é alvo de um grande projeto do município, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).  A programação começou envolvendo principalmente os estudantes, e ainda vai contar com fórum técnico e Passeio das Árvores.

Durante toda a semana, a equipe do Plano Diretor de Arborização Urbana está visitando as escolas do município, apresentando a iniciativa. Segundo o engenheiro florestal Ciro Costa, que compõe a equipe, a educação ambiental faz parte das metas do Plano. “O envolvimento dos alunos e educadores é fundamental para que, ao longo dos próximos anos, a conscientização mantenha e amplie a correta arborização da cidade”.

Esta semana, também estão sendo realizados plantio, podas, supressão e ações de manutenção nas ruas e árvores ao entorno das escolas participantes do projeto, além da promoção de concursos de desenhos e poesias, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

 

Mais da programação

O destaque da programação é o Fórum Técnico de Planos Diretores de Arborização Urbana – Região Sul do Paraná, na sexta-feira, dia 3 de junho. Na oportunidade, serão apresentadas palestras do Ministério Público do Paraná, da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e da UTFPR, seguidas de uma mesa-redonda, composta pelos palestrantes e representantes dos municípios presentes, sobre os desafios para elaboração e implantação de seus Planos Municipais de Arborização Urbana. O evento acontece no Salão Nobre do Colégio Estadual Duque de Caxias, das 8h às 17h. É gratuito e aberto ao público em geral.

No sábado (4), o Grupo Escoteiro Paul Harris participa da programação, com ações de educação ambiental. Encerrando a programação, no domingo, 5 de junho, acontecerá um passeio pelos pontos histórico-culturais da região central do município, alinhando-se com a situação da arborização do trajeto. A saída será no Chimarródromo, às 8h.

A Semana Municipal do Meio Ambiente é promovida pela Prefeitura de São Mateus do Sul e pela UTFPR.

Comentários