Secretaria inicia primeiras inscrições para o programa Porteira Adentro

20 de março de 2015

Programa prevê subsídio do município em serviços de infraestrutura nas propriedades rurais de contribuintes do município

 Foto: Daniel BrizueñaFoto-Daniel-Brizueña

Com informações Assessoria PMSMS

Agricultores de Faxinal dos Elias e de localidades do entorno foram os primeiros a se inscrever no programa Porteira Adentro, iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura que prevê investimentos em serviços de infraestrutura nas propriedades rurais de contribuintes do município. A primeira reunião com os produtores aconteceu na última sexta-feira (13), no salão da igreja da localidade, e contou com a participação de mais de 60 interessados.

De acordo com a Prefeitura, o programa vai atuar oferecendo serviços como terraplanagem, abertura e conservação de vias de acesso às propriedades, construção e reforma de trincheiras e tanques para captação de água, drenagem, transporte de cascalho e construção de bueiros e sumidouros para tratamento de lixo orgânico, atendendo prioritariamente propriedades em situação precária ou sem condições de manutenção. Além disso, o programa deve estimular a adoção de práticas de preservação ambiental e conservação das vias. Para tal, o município deve arcar com 60% do valor dos investimentos, com o restante vindo em contrapartida dos agricultores. A Prefeitura adianta que estão previstos cerca de R$1 milhão de investimentos até o final do ano.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Antônio Gilberto Volochem, o programa visa fortalecer a agricultura familiar em São Mateus do Sul e marca um significativo avanço para o município, por ser construído com muita participação popular. “O Porteira Adentro foi muito bem planejado durante dois anos. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural atuou muito na discussão do programa e, nesta primeira reunião, as famílias que participaram se mostraram bastante interessadas em participar”, afirma.

Assim como ocorreu com o passo inicial em Faxinal dos Elias, as inscrições para o programa acontecem em reuniões nas próprias comunidades ou em até dez dias depois das reuniões, diretamente na Secretaria de Meio Ambiente, na rua Barão do Rio Branco, 744. A próxima reunião está marcada para acontecer na Água Branca, com data ainda a ser divulgada. A ordem de localidades cujos agricultores podem se inscrever foi sorteada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Comentários