Projeto Saberes e Sabores do Campo capacita agricultores familiares

06 de novembro de 2015

Cursos nas mais diversas áreas da agricultura familiar são realizados na Casa Familiar Rural com patrocínio da Petrobras e governo federal

 

curso-2

 

Divulgação/CFR

Durante o mês de outubro, a Casa Familiar Rural capacitou 45 famílias de agricultores da região de São Mateus do Sul e Antonio Olinto. Durante as capacitações foram abordados temas como melhores práticas em alimentos minimamente processados e adensamento de ervais com frutíferas nativas.

Com a recém-inauguração do Laboratório de Agroindústria, os participantes puderam contar com um ambiente adequado para as aulas práticas do curso em processamento de alimentos, ministrado pela professora Wilhelmina de Jonge Ronconi.

Outra capacitação de destaque foi o curso de Adensamento de ervais com frutíferas nativas, as quais ocupam lugar de destaque nos ecossistemas naturais. O curso possibilita um novo olhar para a diversidade de frutas nativas que compõe o erval, além de uma outra fonte de geração de renda para a família. “Abre-se, assim, possibilidade para a recomposição da fauna frugínea (aves que se alimentam de frutas), e estas, por sua vez, atraem outras aves que se alimentam dos inimigos naturais da erval”, afirma o engenheiro agrônomo da Emater Klaus Nietsche, responsável pelo curso.

Além destas capacitações, o projeto Saberes e Sabores do Campo também realizará outros cursos, tais como Empreendedorismo Rural, Geração de Renda e Sucessão Familiar, todos com enfoque na educação do campo e melhoria da qualidade de vida na propriedade rural. A programação das atividades será divulgada na página do Facebook da Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul.

Comentários