Projeto Morada dos Saberes busca desenvolver ações socioambientais em São Mateus do Sul

31 de julho de 2015

Iniciativa visa integrar a educação ambiental ao cotidiano das pessoas

 

logotipo 

Divulgação INPCON

 

“Morada dos Saberes: repensando educação, ambiente e sociedade” é um projeto realizado pelo Instituto Neotropical (INPCON), com o patrocínio da Petrobras e governo federal. Foi iniciado em março de 2015, após seleção pública pelo edital “Comunidades”, que faz parte do Programa Petrobras Socioambiental. O objetivo é implantar um espaço socioambiental diferenciado em São Mateus do Sul, que atuará como centro de informação, mobilização comunitária e formação ambiental. Para isso, desde a aprovação do projeto, o instituto vem trabalhando no desenvolvimento de parcerias locais e regionais, na elaboração de materiais e na estruturação da casa-sede, que estará aberta ao público a partir de setembro deste ano.

Algumas das atividades previstas são oficinas ambientais para professores da rede municipal de ensino de São Mateus do Sul, rodas de conversa e debates ambientais destinados a grupos da comunidade, exibição de filmes com temáticas socioculturais e ambientais, publicação e distribuição de material socioambiental, além de orientação a projetos de alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual São Mateus. Também está planejada uma exposição permanente sobre a Floresta com Araucária, além de uma pequena biblioteca e salas para reuniões e encontros.

Assim, o Morada dos Saberes busca integrar a educação ambiental ao cotidiano das pessoas, fortalecendo a compreensão do espaço geográfico local, nos seus aspectos naturais e sociais.

Buscando ampliar os resultados desejados, o projeto vem atuando de forma participativa na elaboração de materiais, ações e da agenda de atividades do espaço, firmando parcerias com o Instituto Federal do Paraná, o Museu de História Natural Capão da Imbuia e secretarias municipais.

É nesse ambiente que o Morada dos Saberes espera atuar nos próximos dois anos. Por isso, a partir de setembro, o espaço estará funcionando de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 17h, na Rua João Bettega, 1454 – centro. Após a inauguração, haverá, no futuro site do projeto (www.moradasaberes.org), a divulgação de uma agenda regular de atividades. Por enquanto, em caso de curiosidades ou dúvidas é possível entrar em contato com o projeto pelo e-mail: info@moradasaberes.org.

Comentários