Prefeito de S. J. do Triunfo assume presidência da Amprotabaco

19 de dezembro de 2014

Marcelo Hauagge encabeça associação em fase de grandes desafios para os produtores de tabaco

DSC01696

A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) elegeu, em assembleia geral realizada em Santa Cruz do Sul (RS) no dia 28 de novembro, o prefeito de São João do Triunfo, Marcelo Hauagge Distéfano, como presidente para a gestão 2015 da entidade. Marcelo substitui o prefeito de Santa Cruz do Sul (RS), Telmo Kirst, em um momento de grandes desafios para os produtores de tabaco.

A pressão em relação ao combate ao tabagismo vem trazendo também suas consequências, uma vez que atinge diretamente os pequenos produtores de tabaco, muitos dos quais são responsáveis pela economia de suas cidades — como é o caso de São João do Triunfo, maior produtora do Paraná e sétima do País na cultura. “Eles distorcem a realidade do setor, insistem em acabar com as conquistas das famílias e dos nossos municípios. Em São João do Triunfo, 90% das famílias dependem do fumo, e se acabarem com o tabaco, acabarão com nossa economia”, criticou Marcelo, na ocasião da assembleia. Além disso, ele cobrou incentivos do governo federal em relação aos incentivos à diversificação na produção.

Neste ano, a Amprotabaco teve representação na Conferência das Partes (COP6), promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em Moscou, na Rússia. Prefeitos que integraram a comitiva brasileira trabalharam para evitar que fossem aumentadas as restrições à cadeia produtiva do tabaco.

Foto: Divulgação

Comentários