Oficinas socioambientais movimentam o espaço do Projeto Morada dos Saberes

13 de novembro de 2015

Discussões abordam o Biorregionalismo associado à Floresta com Araucária

 

Oficina_Morada_saberes

 

Divulgação/INPCON

O projeto “Morada dos Saberes: repensando educação, ambiente e sociedade”, realizado pelo Instituto Neotropical (INPCON) com o patrocínio da Petrobras e governo federal, vem realizando oficinas socioambientais com estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente e com professores também do Colégio São Mateus e da rede municipal de ensino do município.

As oficinas acontecem na sede do projeto e visam a discussão sobre Biorregionalismo, técnica de educação que idealiza tanto a conservação do ambiente como da cultura das comunidades associadas à Floresta com Araucária. O Biorregionalismo trabalha com a ideia de fortalecimento de um “lugar comum” de uma comunidade, começando pela história natural e cultural de uma região. A Educação Ambiental Biorregionalista é, portanto, uma ação de cuidado tanto do meio como da cultura desse lugar comum. O site do projeto (www.moradasaberes.org) traz mais novidades sobre as oficinas oferecidas.

O projeto mantém, também, uma exposição permanente sobre a Floresta com Araucária chamada “A Fauna dos Pinheiras”. Aberta ao público, a exposição proporciona a interação com importantes elementos da floresta. Os agendamentos para visitação devem ser feitos com a educadora ambiental Taiana, por meio do e-mail: info@moradasaberes.org, ou pelo telefone (42) 9968-6085.

Comentários