Nova empresa assume coleta de lixo após 20 anos

03 de junho de 2016

Contrato começou a vigorar na segunda-feira (30); feriado prolongado passou sem coleta

 

DSC_0021Fotos: jornal ACONTECEU

 

A coleta de lixo em São Mateus do Sul passou por um transtorno, durante o feriado prolongado de Corpus Christi. Durante quatro dias, a coleta não aconteceu, gerando preocupação entre os moradores que viram o lixo acumular. O motivo foi a mudança da empresa responsável pelo serviço.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o contrato com a antiga prestadora do serviço findou na quarta-feira (25), e os procedimentos administrativos necessários para que a nova empresa assumisse só foram regularizados no início desta semana. “Existem demandas administrativas e também jurídicas, como a integração na Petrobras (que recebe o lixo nas cavas de mineração), a vistoria da frota e o cadastramento do contrato junto ao Sistema de Informações Municipais. E com o feriado não houve tempo hábil”, explica o secretário, José Ewerling. “Logo na segunda-feira, tudo foi providenciado e o contrato começou a vigorar”, acrescenta.

A empresa que assume agora a coleta de lixo na cidade é a Atitude Ambiental Ltda, de Guarapuava, que foi a vencedora do processo licitatório. Com isso, a Transresíduos deixa de prestar o serviço após 20 anos atuando na cidade. Conforme a Prefeitura, esta última licitação permitiu reduzir em torno de 30% o custo do serviço, impactando positivamente o município, que, mesmo com a taxa de lixo, ainda precisa arcar uma diferença no custo.

Ainda de acordo com a Secretaria, foi indicada a permanência da mesma equipe de trabalho que atuava com a Transresíduos, não devendo haver desligamentos.

 

Roteiro da coleta

No momento, nenhuma mudança no roteiro da coleta de lixo foi divulgada, mas, possivelmente, a Atitude Ambiental ainda vai estudar a rota e, havendo alguma alteração, o novo roteiro será divulgado posteriormente.

 

882lixocapa

Comentários