Município estuda implantar projeto de piscicultura

18 de julho de 2014

Visita de profissionais de instituto de pesquisa marcou início do estudo, que pode gerar nova opção de renda e benefícios sociais

DSC_0002-(2)

Um projeto de piscicultura realizado na região foi apresentado, no dia 3 de julho, ao município, como base para a uma provável implantação em São Mateus do Sul. A apresentação foi conduzida por profissionais do Instituto de Ensino e Pesquisa Superior (IEPS) de União da Vitória, que enfatizaram a readequação das áreas e a importância da orientação técnica.

O referido centro de piscicultura está situado no perímetro urbano da BR 153, entre Porto Vitória em União da Vitoria, e conta com 12 hectares, 33 viveiros e um laboratório de reprodução, tudo adaptado para a produção de alevinos e realização de pesquisas.

A implantação de um projeto semelhante no município seria conduzida pela Secretaria Municipal de Agricultura, que precisaria, segundo o setor, readequar os açudes existentes e construir novos tanques. “Primeiramente, é importante avaliar a realidade do município, já que a Prefeitura poderá desenvolver diversos projetos em parceria com o Instituto, por meio de convênio, com o objetivo de produzir alevinos, analisar a qualidade da água e promover ações educativas e técnicas para os piscicultores do município”, ressalta o secretário da Agricultura, Beto Volochen, sem citar ainda a questão mercadológica.

A iniciativa, segundo os profissionais do Instituto, vai além da questão econômica, mas também social. “Queremos que as pessoas tenham peixe para consumo. Essa outra diretriz tem viés social e busca dar qualidade alimentar. Dar sustentabilidade à cadeia produtiva que envolve o poder público e a sociedade civil organizada”, destaca o presidente do IEPS, professor Ederson José de Lima.

As regiões Sul paranaense e Norte catarinense são consideradas entre as que apresentam maiores potenciais hídricos do país, fator determinante para o interesse de seus municípios e para o sucesso piscicultura.

DSC_0122

Foto: PMSMS

Comentários