Firmado convênio entre município e UTFPR para consolidação do Plano de Arborização Urbana

10 de julho de 2015

Parceria começou a ser discutida no início deste ano, favorecendo os estudos técnicos e o diagnóstico da situação das árvores na área urbana de São Mateus

 

dsc00903Termo de cooperação técnica foi firmado durante palestra sobre o assunto, realizada por professores da UTFPR (foto: Assessoria PMSMS)

 

Foi assinado, no dia 1º de junho, convênio entre a Prefeitura e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para a consolidação do Plano Diretor de Arborização Urbana de São Mateus do Sul. A parceria vinha sendo discutida desde o início do ano, visando auxílio na estruturação da legislação básica e diagnóstico da situação das árvores na área urbana da cidade, a fim de conduzir o plano de ação que será realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O termo de cooperação técnica foi firmado durante palestra sobre o assunto, realizada por professores da universidade, especialistas em silvicultura urbana e recursos florestais, no salão nobre do Colégio Estadual Duque de Caxias.

Os trabalhos começam, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, com a realização do diagnóstico da atual situação das árvores no perímetro urbano de São Mateus. “Serão identificados o número e o tipo de espécies presentes nas ruas do Município. A população será ouvida por meio de entrevistas e, a partir daí, será feito um estudo técnico para definição de um padrão de arborização adequado para o Município”, explica o secretário José Ewerling.

Os estudos abrangem tópicos como a identificação de árvores que apresentam risco de queda, por exemplo, além de criação de mapas úteis ao planejamento urbano e de suporte técnico às próximas gestões. Com o estudo, espera-se beneficiar ainda quesitos como mobilidade urbana e redução do risco de enchentes, além de um trabalho de educação ambiental para conter podas indiscriminadas.

Para a consolidação do Plano, está previsto investimento de R$ 600 mil proveniente de recursos livres, a ser aplicado na aquisição de materiais e manutenção das equipes que vão atuar pelos próximos 24 meses.

Comentários