Empresários da construção civil participam de reunião sobre o destino de resíduos sólidos

20 de fevereiro de 2015

Município está orientando comunidade para a aplicação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

DSC_0318

Na quinta-feira (12), ocorreu na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS) a terceira reunião sobre resíduos sólidos, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para orientar quanto ao cumprimento da lei federal que regulamenta a destinação correta dos materiais. Desta vez, o público-alvo foi as empresas da construção civil, que geram um tipo específico de resíduo cujo destino também está sendo regularizado na cidade.

As reuniões estão sendo conduzidas pelo secretário José Ewerling e pelo diretor de Meio Ambiente Tales Okonoski, que reforçaram o intuito dos encontros. “Para total esclarecimento, estamos realizando apresentações e debates públicos, visando a sustentabilidade do nosso meio ambiente. Chegou a hora de todos pensarem o destino de cada resíduo”, destacou Ewerling. Segundo ele, a legislação proíbe que o município gerencie resíduos além do lixo doméstico, cabendo a ele o desafio de orientar e cobrar esse gerenciamento dos setores que geram cada tipo de material.

O prazo para adequação às medidas do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é de seis meses. No que diz respeito aos entulhos — gerados pela construção civil —, a Secretaria de Meio Ambiente informou que haverá mudanças no Código de Posturas do município, permitindo aplicação de multas para quem depositar o material nas calçadas e terrenos vagos.

Foto: jornal ACONTECEU

Comentários