Começa campanha de vacinação contra a febre aftosa

06 de novembro de 2015

Comprovação da vacinação poderá ser feita no escritório da Adapar ou online

 

febre-AftosaFoto: Divulgação

 

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) alerta para a campanha de vacinação contra a febre aftosa, que está acontecendo desde 1º de novembro. Todos os bovinos e búfalos de todas as idades devem ser imunizados e a comprovação da vacinação precisa ser feita até o dia 30 deste mês.

Desde o início do ano, vem sendo amplamente divulgado que o Paraná busca ser reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação. Para isso, tem de comprovar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a capacidade de manter a erradicação da doença nos rebanhos de bovinos e de búfalos existentes no Estado. Entretanto, nem todas as ações estruturantes foram suficientemente implementadas, em face da crise econômica e dificuldades orçamentárias. Os servidores aprovados em concurso público (médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas) ingressaram na Adapar em julho deste ano e passam agora por processo de capacitação, enquanto ainda se concluem obras de adequação dos 23 postos de fiscalização do trânsito agropecuário, nas divisas com São Paulo e Mato Grosso do Sul, além da revisão do cadastro de propriedades e de inventário de rebanhos suscetíveis.

Enquanto isso, o Paraná dá continuidade ao cumprimento da legislação que obriga a vacinação em todos os bovinos e búfalos, que tem papel fundamental na prevenção e erradicação da doença infecciosa.

A comprovação da vacinação pode ser feita no escritório da Adapar (em São Mateus do Sul na rua Agenor Nascimento, 541, centro), ou pela internet (www.adapar.pr.gov.br).

Comentários