Chefe da Casa Civil do PR vem a São Mateus do Sul conhecer o projeto Xisto Agrícola

06 de maio de 2016

DSC_0175Fotos: jornal ACONTECEU

 

Lideranças de São Mateus do Sul e região se reuniram no Centro Cultural do Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe), na noite de quarta-feira (4), para recepcionar o chefe da Casa Civil do Paraná, Valdir Rossoni, que veio à cidade conferir detalhes do projeto Xisto Agrícola.

A apresentação foi feita por Arnei Luiz Reginato, da gerência de comercialização da SIX, que mostrou todo o desenvolvimento do projeto, iniciado em 2003, propondo a utilização de subprodutos do xisto na produção de fertilizantes. Ele destacou todos os estudos já realizados para garantir a segurança ambiental e alimentar desses produtos, além da eficiência agronômica, nutrientes e aplicações, com testes em diferentes solos e culturas. Com segurança em relação a todos esses quesitos, a proposta atualmente está na fase de obter as licenças necessárias para a comercialização, que vêm do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Rossoni se mostrou surpreso com o potencial do projeto. “Recebi aqui uma verdadeira aula. Esse conhecimento vai nos oferecer conteúdo para fazer a defesa desta causa”, comentou.

O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, também acompanhou a explanação. Dois dos quatro subprodutos que compõem as matrizes fertilizantes ainda precisam da liberação do órgão. “Já estamos estudando para fazer essa liberação, é claro, com a responsabilidade de fazer isso com toda a segurança jurídica, técnica e ambiental, com a qualidade de vida garantida em um bom licenciamento”, afirmou.

Na ocasião, ainda foi assinada e entregue a licença de operação para a ampliação de utilização de alguns produtos na SIX, que enquadra o processamento de lastro oleoso. Desde que recebeu a licença prévia, a SIX já ampliou o processamento, o que colabora pela viabilidade econômica da unidade, num momento em que supera-se um temor de fechamento.

 

Comentários