Associação de proteção aos animais vira ONG

05 de junho de 2015

Apavi retoma atividades, agora com parceria da Prefeitura

 Formalização-ONG-Defesa-dos-animaisVoluntários e Prefeitura firmaram parceria (foto: Assessoria PMSMS)

 

A Associação de Proteção aos Animais Vale do Iguaçu (Apavi), grupo de voluntários que há alguns anos atuava informalmente em São Mateus do Sul com ações em defesa dos animais, agora retomou as atividades regularizada como uma organização não governamental (ONG). Sua formalização ocorreu a partir de parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Finanças, que forneceram assessoria jurídica.

Agora com CNPJ, a ONG poderá realizar convênios com o município e também com empresas, e incentivar as autoridades a punir quem abandona os animais. Para a Prefeitura, por sua vez, a entidade será de grande auxílio na identificação e resolução de problemas relacionados aos animais na cidade, principalmente no que diz respeito ao controle populacional.

Segundo o veterinário voluntário da ONG, Miguel Angelo Magnani, a expectativa é positiva e os serviços poderão ser intensificados em breve. “Estamos caminhando bem, e esperamos poder ter mais auxílio no atendimento a animais de rua, por exemplo, com alimentação, e também nas castrações e aplicação de anticoncepcionais, que serão intensificadas com o futuro centro de controle populacional”, ressalta.

O espaço ao qual Miguel se refere foi anunciado no ano passado pela Secretaria de Meio Ambiente, e já tem projeto aprovado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. Em paralelo, a intenção é trabalhar um programa de controle populacional de cães e gatos, que vai permitir levantar a real situação do município na área e direcionar as ações educativas e de efetivo controle.

Comentários