Árvores da cidade passam por inventário

22 de janeiro de 2016

Levantamento é etapa importante do Plano de Arborização Urbana

 

dsc_0797-1024x678Foto:  PMSMS

 

Com informações Assessoria PMSMS

As equipes que participam dos estudos para elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com convênio com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (campus de Dois Vizinhos), realizam neste momento um inventário com todas as árvores da área urbana do município. Durante as próximas semanas, árvores de ruas e calçadas do município serão medidas, fotografadas e estudadas, avaliando mais de 40 aspectos.

A metodologia que vem sendo implantada no projeto foi destaque nacional no final do ano passado, quando o Plano foi premiado no 19º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, em São Paulo, pela inovação, bom planejamento e execução.

O inventário das árvores é a segunda etapa do convênio com a UTFPR, que ao todo vai representar um investimento de cerca de R$600 mil da Prefeitura em arborização urbana. Desde que a parceria foi firmada, equipes de trabalho já realizaram um diagnóstico de percepção da população acerca do plano que está sendo realizado em São Mateus do Sul. O intuito era obter um panorama sobre a opinião dos moradores sobre as árvores do município.

O engenheiro florestal Ciro Duarte de Paula Costa, que acompanha os trabalhos, destaca que a avançada tecnologia aplicada e o minucioso trabalho que está sendo realizado na cidade vem chamando atenção. “No Paraná, não existe nenhum plano com a qualidade técnica e com a alta tecnologia que está sendo aplicada em São Mateus do Sul. É uma grande iniciativa que está conseguindo mostrar para o Estado e para o Brasil inteiro que pequenas cidades podem e devem levar a arborização urbana como um tema sério”. Segundo o engenheiro florestal, apenas São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Piracicaba trabalham com tecnologia similar à que está sendo aplicada no município.

Comentários