16º Encontro Ecológico vai propagar conscientização ambiental no fim de semana

20 de novembro de 2015

Programação envolve ações alusivas ao rio Iguaçu, promovendo cultura, turismo e meio ambiente

 

 

Untitled-1Foto: Arquivo

 

O Parque do Iguaçu será palco, nos dias 21 e 22 de novembro, para a maior festa ambiental da cidade, que todos os anos reúne grande público para ações recreativas e de conscientização pela preservação do meio ambiente. O Encontro Ecológico chega à 16ª edição em 2015, trazendo atividades tradicionais como o Boia-Cross e a limpeza do rio, além das parcerias que garantem atrativos durante todo o final de semana.

Realizado anualmente na semana em que se comemora o Dia do Rio (24 de novembro), o Encontro Ecológico tem o propósito de atrair o público para valorizar as riquezas naturais de nossa região e refletir sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente, a partir de atividades lúdicas e de integração, tendo como protagonista o rio Iguaçu. “Esperamos a presença de famílias inteiras e pessoas da região, face à importância desse evento para o meio ambiente, para a cultura e o turismo local”, estima Crisanto Cavalcante, um dos organizadores. “Que todos vivam esse final de semana ecológico”.

 

Programação

O evento começa às 14h de sábado (21), com a concentração dos participantes do 12º Boia-Cross junto ao Chalé do Produtor. A organização levará os participantes até o ponto de início do passeio, onde começa a descida do rio com o uso de boias. A chegada está prevista para ocorrer às 17h, na Praça do Iguaçu.

A programação é retomada às 8h de domingo (22), quando os barqueiros estão convidados a participar da ação de limpeza do Iguaçu, com encontro na rampa de descida dos barcos e saída prevista para às 9h. Às 8h ocorre a largada do 2º Cross Country Vale do Iguaçu. Ao meio-dia haverá confraternização no rancho de Osvaldo Zielinski, na Vargem Grande. O Encontro se encerra às 17h com a soltura de alevinos, na Praça do Iguaçu.

Durante todo o evento, também haverá atividades culturais na praça para as crianças, por conta do grupo Jovens Unidos em Cristo (JUC) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura; Espaço Saúde por conta da Secretaria Municipal de Saúde; Espaço Meio Ambiente por conta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Acodevali e Grupo Escoteiro Paul Harris; e espaço de alimentação a cargo dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

As inscrições para as atividades estão abertas e exigem apenas a doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado à Casa de Passagem São Vicente de Paulo.

Mais informações e inscrições: Loja São Mateus (3532 2041), Secretaria de Esporte e Turismo (3912 7055) e Secretaria de Meio Ambiente (3912 7045).

Comentários