15º Encontro Ecológico tem programação divulgada

07 de novembro de 2014

Evento que foca no rio Iguaçu e na preservação ambiental acontece nos dias 22 e 23 de novembro

DSC02597

O final de semana mais ecológico do ano em São Mateus do Sul incentiva, mais uma vez, a preservação ambiental a partir de atividades culturais, ações voluntárias e confraternizações. Nos dias 22 e 23 de novembro, acontece a 15ª edição do Encontro Ecológico.

A programação completa foi divulgada esta semana pela organização, encabeçada pelo grupo Amantes do Iguaçu, com Prefeitura Municipal e diversos parceiros. As atividades começam às 14h de sábado, dia 22, com a concentração dos participantes do 11º Boia-Cross, descida do rio Iguaçu sobre boias, junto ao antigo Chalé do Produtor, na Praça do Iguaçu.

À noite, acontece a 15ª Festa do Charque à Vapor, no salão paroquial da Igreja Matriz São Mateus, conduzida pelo Rotary Club.

No domingo, dia 23, a programação retorna com a concentração dos barcos para a tradicional limpeza do rio Iguaçu, às 8h, na rampa de saída das embarcações, na Praça do Iguaçu. No mesmo horário, se reúnem os participantes do 1º Cross Country Vale do Iguaçu, realização da Secretaria Municipal de Esporte e Turismo.

Ao meio-dia, os participantes do Encontro Ecológico são convidados a se reunir no rancho de Paulo Nadolny, na região da Vargem Grande, para um almoço de confraternização. A solenidade de encerramento está prevista para às 17h, novamente na Praça do Iguaçu, com a soltura de alevinos no rio.

Durante os dois dias, a praça receberá atividades culturais: exposição das fotos do concurso de fotografia Belezas Históricas e Culturais de São Mateus do Sul, com votação para a melhor foto; atividades de educação ambiental e exposição das ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente; mostra de projetos ambientais do Colégio Estadual São Mateus; distribuição de mudas de árvore, museu itinerante e apresentação de coral por conta da Companhia Paranaense de Energia (Copel); exposição de atividades desenvolvidas pelos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), contação de histórias, espaço para leitura e brincadeiras, sob condução da Secretaria de Educação e Cultura; Museu Itinerante da Navegação; tarde de autógrafos com José Júlio de Azevedo; mostra de fotografias de Edna Guimarães e exposição de arte dos jovens do Violão na Praça, por conta da Fundação Cultural.

O Encontro Ecológico é um dos maiores eventos ambientais da região, que movimenta também os setores turístico e cultural. Sua realização anualmente coincide com o Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro. Mais informações e inscrições para as atividades: 3532 2041 (Crisanto), 3912 7055 (Artur ou Elton) ou 3912 7045 (José ou Tales).

Foto: Arquivo/organização

Comentários