15º Encontro Ecológico é neste final de semana

21 de novembro de 2014

Praça do Iguaçu é palco para uma das maiores festas ambientais da região

DSCF0325

Com a aproximação do Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro, vem a expectativa para a realização de um dos principais eventos ambientais da região, cujo protagonista é o rio Iguaçu. O Encontro Ecológico entra este ano na 15ª edição, com suas já tradicionais atividades programadas para este final de semana, 22 e 23 de novembro, na Praça do Iguaçu.

As atividades começam no sábado, dia 22, com a realização do 11º Boia-Cross. A atividade consiste na descida de um trecho do rio Iguaçu sobre boias individuais. Os participantes se concentram às 14h em frente ao antigo Chalé do Produtor, com suas respectivas boias, e a organização encaminha o grupo até uma região determinada, onde se inicia o passeio.

À noite, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Mateus, ocorre a 15ª Festa do Charque à Vapor, que serve o prato típico de São Mateus do Sul, originado da alimentação dos tripulantes dos antigos vapores. O jantar começa às 20h30, organizado pelo Rotary Club de São Mateus do Sul.

A programação retorna na manhã de domingo, dia 23, com o mutirão de limpeza do rio Iguaçu sobre barcos. A concentração dos barqueiros será às 8h, junto à rampa de descida das embarcações na praça. No mesmo horário, se reúnem os participantes do 1º Cross Country Vale do Iguaçu, promoção da Secretaria Municipal de Esporte e Turismo. Ao meio-dia, a festa segue na região da Vargem Grande, com o almoço de confraternização no rancho de Paulo Nadolny.

Durante os dois dias, a praça receberá atividades culturais: exposição das fotos do concurso de fotografia Belezas Históricas e Culturais de São Mateus do Sul, com votação para a melhor foto; atividades de educação ambiental e exposição das ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente; mostra de projetos ambientais do Colégio Estadual São Mateus; distribuição de mudas de árvore, museu itinerante e apresentação de coral por conta da Companhia Paranaense de Energia (Copel); exposição de atividades desenvolvidas pelos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), contação de histórias, espaço para leitura e brincadeiras, sob condução da Secretaria de Educação e Cultura; Museu Itinerante da Navegação; tarde de autógrafos com José Júlio de Azevedo; mostra de fotografias de Edna Guimarães e exposição de arte dos jovens do Violão na Praça, por conta da Fundação Cultural.

A festa ambiental se encerra às 17h, com a soltura de alevinos no rio e solenidade de encerramento.

Para a organização, a expectativa é de conquistar a maior participação de todas as edições, considerando a variedade de atividades e o fato de o evento já ter se firmado no calendário da região, como uma ação que une o propósito de conscientização e preservação do meio ambiente com cultura, história, turismo e integração social. “Quem já foi em uma das edições sempre retorna no ano seguinte, e traz mais pessoas consigo para prestigiar. Estamos otimistas e torcendo para que seja a melhor edição desta festa ambiental”, ressaltam Crisanto Cavalcante e Ernesto Ronconi, membros do grupo Amantes do Iguaçu e organizadores do evento.

As inscrições para o Boia-Cross e descida dos barqueiros para o mutirão podem ser feitas antecipadamente na Loja São Mateus com Crisanto, e também na hora do evento. É preciso levar um quilo de alimento não perecível. Mais informações: 3532 2041 (Crisanto), 3912 7055 (Artur ou Elton) ou 3912 7045 (José ou Tales).

Foto: Arquivo

Comentários